PREFÁCIO

 

Em 1993 o escritor e filósofo Humberto Pinto, através da Editora Interciência Ltda, Rio de Janeiro, nos presenteava com o livro:

 

O Profano, A arte, o Místico

BALÃO!

O Peregrino do Tempo

 

Verdadeiro álbum do Balão, sinal típico das Festas Juninas da Humanidade e motivo de alegria para tantas gerações que habitaram e habitam este planeta.

Hoje, o mesmo autor, nos convida a dar um passeio pelo espaço azul do céu e termos uma conversa familiar sobre a vida humana, a cultura, o progresso e o relacionamento das pessoas.

De vez em quando "o Velho Vo" abre uma janela no balão e nos proporciona uma

CONCLUSÃO GRAVE

que nos faz refletir nas coisas deste mundo.

Deparamos com as duas escolas do saber: A escola convencional, a do homem, que geralmente obedece os interesses dos "grandes", dos políticos, dos prepotentes de cada época, é tendenciosa , e a escola da vida, bem natural, que existe desde que o mundo é mundo.

O bom vô  traz à nossa consideração o velho pensamento que atormenta o ser humano: de onde estamos vindo? Do macaco? Do barro?

Tanto o evolucionismo como a Bíblia não explicam grande coisa. O importante é que DEUS agiu no feitio da pessoa e nos fez gente, e mais ainda, nos elevou a dignidade de seus filhos.

O ser humano é um ser sociável e como tal vive em grupos, comunidades, povos. E para comunicar-se melhor vai descobrindo meios cada dia mais rápidos, até chegar hoje à TV, Fax, Internet, etc. Vai depender de quem manipula estes meios, Mídia, para que nós todos sejamos usados, abusados e degradados.

É preciso estudar mais o ser humano. Os dicionários o definem com frieza estóica. Ele é mais que tudo isso. Não podemos tirar dele o predicado divino: imagem de DEUS, filho de DEUS. Se não contamos com isto o estaremos reduzindo a mais um "animal" racional ou irracional que nasce, cresce, se reproduz e morre.

O autor chega até usar de uma ironia às interpretações que alguns "sábios" fazem sobre o homem. Mergulha na história, convida-nos a meditar na religiosidade, na arte, nos diversos sistemas políticos, organizações, estado de direito, monarquia, democracia, etc.

Num mundo tão diversificado de sistemas políticos o autor nos coloca diante do próprio

JESUS CRISTO, DEUS

e Homem verdadeiro, o mais sábio de todos os santos. É Ele que divide a história humana em Antes de Cristo e Depois de Cristo (a.C e d.C).

Humberto Pinto percorre as condições humanas: o saber, o convívio, o crescimento, sempre à luz de que somos criaturas de DEUS e devemos construir a harmonia social mundial nos alicerces da justiça dos verdadeiros filhos de DEUS.

E assim, numa conversa de um velho e bom vô com seus netinhos, chegamos ao limiar do Terceiro Milênio, vislumbrando a grande vitória do BEM sobre o MAL e a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz. Assim estaremos realizando o projeto original do próprio DEUS: que vivamos unidos, somemos forças e tenhamos um mundo feliz à espera da vida eterna.

No nosso meio os MÍDIA não poderão explodir bombas, matar gente, nos interiores de nossos lares, porque deixarão de existir.

O autor é grande defensor da vida, da dignidade humana, do bem estar do povo. Nascido e "vivido" numa das mais violentas cidades do mundo, Rio de Janeiro, parece estar sonhando com essa utopia de um mundo justo, fraterno e feliz. Por isto é muito bom viajar no BALÃO, distanciarmos da realidade violenta que nos cerca e continuar escutando e tomar parte, de vez em quando da gostosa conversa do Velho Vo com os dois netinhos.

Por que existem pessoas que perseguem o BALÃO?

Certamente que eles não sabem...

Goiânia, 06 de junho de 2000

 

Pe. Angel Mª Monreal Ayanz-cmf

 

AVANTE


BALÃO! O PEREGRINO DO TEMPO - Onde encontrar: EDITORA INTERCIÊNCIA AV PRESIDENTE VARGAS 435/18 - Rio de Janeiro - Brasil