O Velho Vo diante dos Primeiros Momentos

 

"O ser humano é o fundamento da natureza, porque sem ele não haveria Mundo e Vida !

Você, alguma vez, já imaginou a natureza sem o homem e a mulher?

Certamente que não...

Quando você recebe o sopro da Vida e aos poucos cobra a consciência, vê-se envolvido num complexo intricado da realidade, de tal sorte que mal há tempo para chorar tristezas do que para sorrir alegrias.

Nesse fenômeno da Vida estamos na vigência do ano 2000 do cristianismo e o homem não tem a paz. Conseqüente disso, há necessidade da convivência humana; as demais são subjacentes. Essa certeza é empolgante e justifica a vulgarização de tudo que é útil para o viver.

Para você reservo o prazer da interpretação pessoal dessas palavras iniciais e de todo o conteúdo à frente submeto a você as impressões que me causam esses anos vividos".

 

O Velho Vo continua...

 

"Veja na série de fotografias de balões, não simples imagens para ilustrar os empolgantes tópicos desse discurso, mas a mostra dessa notável forma de expressão do sentimento, o balão, e o exemplo da extraordinária capacidade de realizar do homem e da mulher. Quando digo que o homem constrói o Mundo é porque vejo nele a singular faculdade da arte, para ressaltar a singeleza da alma e a eloqüência dessa sua filha dileta, na certeza de que nada acontece sem a premoção".

 

 

O Velho Vo anuncia a Primeira Conclusão Grave desse estudo

 

ARTE É O CONDUTO DA ALMA

POR ONDE VICEJA O SÊMEN DA PAZ

 

 

MARIA e o menino JESUS

"A importância da convivência humana, portanto, empresta valor inestimável do testemunho individual de cada momento do viver e do entendimento de tudo, o que sugere às pessoas o gosto de transmitir esse serviço para a Humanidade.

Na verdade, o relacionamento harmônico entre os seres humanos é provocado, desde a Creação, pela maravilhosa arte do homem e da mulher, de todo o tempo, porque...

...na arte está o alimento da alma.

AMIZADE . RJ . ANO 1994

 

Arte é o meio exemplar pelo qual o homem expõe a idéia; é a qualidade humana que faculta exprimir o sonho e realizar a fantasia; é a obra que vem codificada em linguagem multiforme; é a fonte de onde sai o belo e se extrai a seiva para ensejar o bem às pessoas. Essa magia, atribuída ao homem e à mulher, é, sem dúvida, o lugar onde viceja o sêmen da paz.

E... A paz é o objeto supremo da alma.

Assim, ao divagar nas profundezas do tempo, sigo as nuanças do farol, farol da arte do homem e exercito toda essa linguagem".

 

Turbilhão de Cores

"Das paragens do meu viver recordo as lições e acabo concordando que o Mundo e a Vida conheceram-se mutuamente...e evoluindo, encontraram no homem e na mulher os verdadeiros timoneiros do seu curso.

Velho do Casarão . RJ . 1998

 

O homem e a mulher, portanto, no empreendimento da Missão Divina de edificarem no Mundo e na Vida, repassam essas lições, sinalizando o melhor para o viver... São as lições que afetam o comportamento para a eternidade.

O claro da arte, que considero a linguagem universal sem escolaridade, atividade ímpar do pensamento, é a condição indispensável para que todos possam tirar o melhor proveito do que se quer mostrar.

A arte protege e projeta o saber humano".

 

e conclui

 

"Logo, o que for compreendido num menor esforço, saído do conteúdo dessa mostra, será bom para ajudar você a superar a ambigüidade de si mesmo e, enfim, "AMAR A DEUS..." para encontrar o princípio universal, a pedra angular da relação humana: a fraternidade... e "AMAR AO PRÓXIMO...", o que resume o imperativo de DEUS para o equilíbrio da sociedade humana.

Solidariedade é a palavra cristã, essência da igualdade e é a condição insuperável à paz entre os seres humanos.

Embora pareça um pouco presumido, é bom falar sobre isso, mesmo que o Mundo e a Vida, o homem e a mulher possam encerrar algo difícil de ser entendido. Qualquer outro objeto que se pretenda analisar, do resto que compõe o quadro da natureza, seja este objeto um animal, um vegetal ou um mineral, desconsideradas as suas propriedades, apresenta caracteres físicos de semelhança, tanto na forma quanto na essência, e até nas ações e reações, o que facilita a apreciação.

Nada, nem os artifícios da ciência que, no atrevimento dos seus seguidores mais ousados, improvisa o ser humano de proveta, um fato crítico do desenvolvimento da Humanidade, será provável, diante do desconhecido ou diante do mistério. Falo do homem e da mulher, como ser humano completo, ainda que dizer sobre isso seja o grande desafio e um tributo à inteligência. O desafio porque quem o faz é outro homem, com as limitações sujeitas a todos; um tributo à inteligência, porque aí está o fulcro do Saber".

 

"O Homem é o Único Culpado da sua Perdição"

MAOMÉ

 

Maria Mãe Eterna

De DEUS, a alma;

Da alma, o coração;

Do coração, a emoção;

Da emoção, a arte;

Da arte, o amor eterno.

AMIZADE . RJ . ANO 1994

 

 

AVANTE