O Velho Vo informa

 

"Em 1999, a Junta de Educação de Kansas*, nos EUA decidiu retirar a Evolução das Espécies, de Darwin, do programa escolar do Estado. A medida foi considerada uma vitória dos criacionistas, que junto com 37% dos americanos, acreditam na verdade literal do relato bíblico sobre a criação".

 

O Velho Vo indaga

 

"Quando a teoria evolucionista da origem do homem, baseada na composição orgânica do corpo humano, parecia incontestável, surge a insuperável dúvida: e o componente psíquico do homem, o que explica? A alma do homem, o espírito, de onde provém"?

"...Desde que os biólogos não insistem na origem animal da alma humana...", diz Wells.

"Então, porque insistem na pregação materialista? Afinal, o animal dito irracional não possui alma e tudo mais que dela derivam: a razão e a consciência, o pensamento, a inteligência e a intuição, a memória, a curiosidade, e quem sabe, outros predicados mais".

 

O Velho Vo adianta

 

"A alma, portanto, é o componente psíquico que só o homem dispõe. Isso faz a diferença, e é bastante para anular a teoria científica e o argumento dos seus repetidores.

Assim, se a alma não é produto de herança biológica, não é material e sim imaterial, provém de DEUS. Logo, o homem é Creatura de DEUS, como dito antes, feito à sua imagem e semelhança e, na unidade, contém corpo e espírito, como está escrito: MACTUB.

 

BRASÃO DO RIO DE JANEIRO

A alma é o espírito de DEUS e dele deriva e marca a individualidade que personaliza o ser humano".

T. OURO PRETO . RJ . 1994

 

* Nota do JB, pg10 - CIÊNCIA - de 3/01/2000, de PAUL RECER, AP.

 

O Velho Vo provoca

 

"Para confirmar isso, começo com uma comparação e concluo com uma afirmação...

A diferença do homem de hoje para o homem do passado reside apenas no exterior, isto é, no mundo físico em que ele habita ou habitava e na quantidade e qualidade do que ele encontra no momento do viver, construído pelos seus antepassados e contemporâneos, ou nas coisas originárias da natureza".

 

O Velho Vo justifica

 

"O homem, em si, sempre foi o mesmo, uma Creatura de DEUS.

É definitivo que ele teve um começo... Qualquer um, fazendo uma digressão no tempo, como já se fez aqui, chegará a esse momento e a esse convencimento.

É certo, também, que ele tem um desenvolvimento mental diferenciado, à medida que amplia suas realizações.

Naquele tempo, o homem e a mulher, após a Creação, estavam vivendo num ambiente físico desconhecido, no Éden, o paraíso. DEUS os dotou do livre arbítrio e de todos as qualidades necessárias ao seu desenvolvimento e da sua própria cultura. Mas o homem, tentado pela soberba, permaneceu em desobediência. Assim aconteceu depois das trevas, no princípio dos tempos. E o homem "foi à luta", com a força emanada do seu espírito, e de geração em geração, produziu a construção do seu mundo.

 

O homem, filho de DEUS, é um dogma que só a sabedoria humana será capaz de consentir".

    T. da CASCATA . RJ

 

O Velho Vo conclui

 

"Para melhor ilustrar essa certeza, que começa a substanciar o meu pensamento, mostro alguns fatos que permanecem vivos, como sinal da harmonia da vida humana:

. a família e o amor de mãe formam os laços indestrutíveis;

. a religiosidade, com a solidariedade e a fraternidade, gera o amor ao próximo; e

. o altruísmo transmite a alegria e a predisposição de fazer o bem.

Estes são os sentimentos que confortam a sociedade humana, aproximam e ligam o homem a DEUS".

 

O Velho Vo diante dos sentidos e da razão

 

"Todos os seres vivos possuem genes, isto é, os caracteres que definem a formação genética e determinam a hereditariedade. Entretanto, nem por isso o homem é matéria ou provém da matéria.

O corpo é o componente físico do homem. Do corpo, portanto, da matéria, saem os sentidos, origem das ações e reações humanas. Da alma, componente psíquico, deriva a razão, para a reflexão, responsável pela racionalidade do comportamento. Portanto, corpo e alma têm desenvolvimentos definidos, inconfundíveis e autônomos, devido aos estímulos diferentes que recebem, mas esse crescimento deve ser integrado. Assim, a saúde do corpo e a saúde da alma são essenciais à formação do homem. Exemplo: a fome que provém dos sentidos e a fome que provém da alma, precisam ser saciadas. Essas duas necessidades, do corpo e da alma, devem ser preenchidas em consonância, para o homem desenvolver um viver equilibrado em si e em relação aos seus iguais.

O comportamento do homem é efeito direto da maior ou menor intensidade de um ou outro desses componentes, na formação do seu estado físico e psicológico. Daí se infere que cada ser humano é um universo em si mesmo, logo, é capaz para praticar qualquer ação que atenda os seus desejos, imediatos ou não, em busca do equilíbrio psicossomático.

A história do homem é fantástica, sobretudo, pela característica de estar sempre defronte um caminho diferente.

 

IRACEMA de JOSÉ DE ALENCAR

Se nós pudéssemos iluminar a trajetória de uma vida humana e juntá-la às vidas de todos os demais seres humanos em um feixe, certamente encontraríamos bilhões de traços de cores distintas a colorir toda a imensidão".

T. da CASCATA . RJ

 

O Velho Vo fecha com sentença pouco comum

 

"A vida humana, vista pelo aspecto psíquico, é metafísica.

A personalidade do homem, derivada da simbiose do físico e do psíquico, o individualiza e o diferencia dos demais seres viventes. Este é o sinal eloqüente que define a marca de DEUS no seu fundamento".

 

O Velho Vo diz a Oitava Conclusão Grave desse estudo

 

O FIM DA ARTE

É MOSTRAR O BELO FRUTO DA ESCOLA DA VIDA

E INDICAR, PARA O SER HUMANO, O FIO DO SABER

 

 

AVANTE