O Velho Vo diante da Arte do Viver


 

       AMAZÔNIA BRASILEIRA

"O imperativo do viver coloca você diante de instantâneos surpreendentes, alguns dos quais não pertencem ao mundo físico, mas são pertinentes ao campo metafísico. Essas situações não aparecem no ativo das formas tradicionais de ensino do homem e o modo de entendê-las suscitam funções que, em geral, encontram-se latentes no infinito do espírito humano porque estão além dos sentidos, pois, o que alimenta a alma, não é o habitual do interesse material das pessoas".

       T. CASARÃO DO MEIER . RJ . 1991


 

O Velho Vo explica o treinamento

 

"Experimentar essa transição é um desafio e deve ser corretamente interpretado.   

Para fazer esse exercício é preciso que você tenha o desenvolvimento inteiro, do corpo e da alma e que você esteja na plenitude das aptidões físicas e mentais, isto é, esteja predisposto para o esforço mental.

Quanto mais novo você começar a praticar, se possível ainda como adolescente, mais cedo colherá os benefícios.


ÍNDIA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Calma! Vamos ao exercício:

Neste momento você deve abstrair-se da matéria.

O que é isto? É inteirar-se na alma.

T. CASARÃO DO MEIER . RJ . 1991


A curiosidade exige a mente absoluta, liberta, solta e aberta para receber esse tipo de alimento puro.

Com método, concentre-se. Excite o pensamento. Pense e... pense muito. Faça uma profunda imersão e explore sua imaginação. Afaste-se da realidade. Volte-se para si. Isole-se na alma e situe-se no passado. Leia sua vida. Lembre, particularmente da infância, a fase mais importante do crescimento do homem. Recorde a criança que você foi. Depois, leve sua visão para o mundo. Continue vagando no tempo e no espaço e localize algum homem que já tenha percorrido um pequeno curso, assim como você percorreu o seu, nessa imensurável estrada da vida. Compare os atos praticados por você com aqueles realizados pelo outro homem. Identifique os procedimentos comuns. Reveja as agruras, as dores, as tristezas e as alegrias experimentadas e avalie as ações e reações de cada um e você vai perceber a identidade que existe entre os homens de todas as épocas e de todas as partes. A identidade do homem filho de DEUS".

 

O Velho Vo prevê o resultado


"A repetição é o segredo do sucesso desse trabalho. O objetivo é encorajar todos a ingressar no Domínio do Saber, o grau do entendimento onde está a semente da arte do viver.

Todo o percurso é interessante.

 

     HILÉIA AMAZÔNICA

Vale a pena buscar essa realização. Com certeza você conseguirá. O roteiro seguido facilitará você a conhecer a si mesmo e a partir daí, você saberá sua origem e perceberá a causa de tudo e estará apto a fazer o viver com bom êxito".

     T. CASARÃO DO MEIER . RJ . 1991

 



O Velho Vo cita Skinner

 

"Burrhus Frederic Skinner *, psicólogo norte-americano, nascido na Pensylvania, em 1904, insigne professor de psicologia de Harvard (1948-1957), abordando os assuntos do condicionamento e da aprendizagem, dá ênfase a importância do reforço, ou seja, a influência dos procedimentos, dos fatos, ou tudo que possa sensibilizar o ser humano, no comportamento. Ele destaca três maneiras de aprender: pela imitação, pela experiência do outro ou pela experiência própria.

No desenvolvimento da Humanidade as pessoas que percebem essa diferença são as que fazem a arte do viver e constróem o Mundo e enobrecem a Vida".

 

 

O Velho Vo apresenta a Terceira Conclusão Grave desse estudo

 

A ARTE DO VIVER

É NÃO OPOR OBSTÁCULOS QUE

MANCHEM A BELEZA DA VIDA

 

 

* Skinner - Grande Enciclopédia DELTA LAROUSSE, PÁGINA 6366.

 

 

AVANTE